Páginas

VISITA A CASAN

VISITA A CASAN

Na ultima terça-feira 05 de abril, as turmas do 3º, 4º e 5º ano do Centro Educacional Municipal Professora Herminda Ivanir Ferraz, acompanhados pelas educadoras fizeram uma visita a CASAN de Maravilha, passeio este que a secretaria municipal de educação proporcionou aos alunos para fins de conhecimento, visitando desde a estação de captação de água feita no rio Jundiá, até a estação de tratamento na cidade de Maravilha, onde as crianças ficaram admiradas pela quantidade de água e pelo processo de tratamento que a água passa para ser purificada e após distribuída para toda a cidade. Na ocasião aproveitando o caminho foi realizada a visita na caixa de água do município de São Miguel da Boa Vista, para as crianças estarem assimilando a diferença do processo de tratamento de água captada do rio e da água captada de poço artesiano que o caso da água distribuída em nosso município, que precisa de menos tratamento para o consumo.

Levando assim a uma maior conscientização dos alunos e o maior interesse em cuidar das fontes e de proteger a natureza. O passeio foi também acompanhado alem das educadoras, direção, pessoal responsável da CASAN e da técnica que faz tratamento da água no município.

Merendeiras e Serventes da Rede Municipal de Ensino reunidas

Merendeiras e Serventes da Rede Municipal de Ensino Reunidas



Na última semana, merendeiras e serventes da Rede Municipal de Ensino de São Miguel da Boa Vista participara de Reunião com a Nutricionista Adriana Filimberti Motter, Diretora Jaqueline Hoss e Secretária Municipal de Educação Adriane Formehl.


As profissionais que atuam diretamente na Alimentação Escolar e as que auxiliam nos serviços gerais nas escolas receberam orientações diversas, como: divulgação e preenchimento das fichas de inscrição para o I Aperfeiçoamento de merendeiras e serventes da Região da AMERIOS, que será realizado a partir do mês de maio; foram informadas sobre a carteirinha de saúde que todos os manipuladores de alimentos precisam ter para monitorar o estado de saúde dos manipuladores de alimentos (uma parceria com a secretaria de saúde do município), importância de manter sempre limpo e organizado o ambiente de trabalho e uso adequado de uniforme pessoal para a promoção da segurança alimentar da merenda servida aos alunos.


Também na última semana, as escolas do município receberam Kibe - alimento a base de peixe - que será incluído no cardápio da alimentação escolar. O produto foi recebido após um contato prévio e cadastro com a COOPEAL de Abelardo Luz.

PROFESSORAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO


PROFESSORAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Nos dias 01, 02 e 03 de ABRIL as professoras juntamente com a diretora Jaqueline Sandra Hoss e a assistente pedagógica Marli Ana Gatto dos Santos, estiveram participando da 12º Congresso Nacional do saber Pedagógico- promovido pelo CEITEC, realizado na cidade de São Miguel do Oeste. O evento foi muito importante e uma oportunidade para os professores se atualizarem, estudarem cada vez mais para que as crianças de nosso município tenham sempre a melhor educação possível. A Secretaria de Educação parabeniza os professores que se esforçam e participam dessas atividades em busca de novos conhecimentos.

ASSEMBLEIA DE PAIS 2011



PAIS PARTICIPAM DA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS


A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DA BOA VISTA VEM POR MEIO DESTE, AGRADECER A PRESENÇA DE TODOS OS PAIS DOS ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL PROFESSORA HERMINDA IVANIR FERRAZ, QUE PARTICIPARAM DA 1ª REUNIÃO E ASSEMBLEIA DESTE ANO, A MESMA FOI REALIZADA NA SEXTA-FEIRA 01/04ÀS 13:30 HORAS NA ESCOLA MUNICIPAL. NESTA REUNIÃO FOI TRATADO DE DIVERSOS ASSUNTOS COMO PRESTAÇÃO DE CONTAS DA APP – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES, ATIVIDADES A SER REALIZADO DURANTE O ANO LETIVO.


ALÉM DA EQUIPE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TAMBÉM ESTIVERAM PRESENTES O CONSELHEIRO TUTELAR JONAS KLUGE QUE FALOU UM POUCO DO TRABALHO DO CONSELHO TUTELARNO MUNICIPIO, A FISIOTERAPEUTA JOSILENE SOUZA CONCEIÇÃO QUE APRESENTOU AOS PAIS O PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE AGRAVOS POSTURAIS EM ESCOLARES, E OS RESULTADOS DA PESQUISA FEITA DURANTE O ANO PASSADO, E A PSICOLOGA CINTIA DUTRA POST QUE CONVERSOU COM OS PAIS SOBRE O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NA ESCOLA, POIS É MUITO IMPORTANTE OS PAIS OU RESPONSÁVEL DAS CRIANÇAS ESTAREM ACOMPANHANDO O ESTUDO E APRENDIZADO DOS MESMOS.


TIVEMOS TAMBEM A ELEIÇÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIA DA APP ( ASSOCIAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES).

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL


AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

Com o objetivo de traçar o perfil nutricional dos alunos beneficiados pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), os educandos da rede municipal de ensino (jardim de infância até o 5º ano) de São Miguel da Boa Vista passam por avaliação nutricional. A aferição dos dados antropométricos (peso e altura) está sendo realizada pela Nutricionista do município Adriana Filimberti Motter. Após a investigação e análise dos dados encontrados, através das Novas Curvas de Crescimento da OMS de 2007, estão sendo repassados bilhetes individuais para cada aluno com os resultados encontrados. Futuramente, a Nutricionista pretende fazer uma atividade de educação nutricional com todos os alunos do município.

‘A Escola possui também um papel social na formação do aluno,e investigar o perfil nutricional dos educandos além de promover atividades educativas envolvendo alimentação saudável é de fundamental importância para garantirmos a efetividade do Programa Nacional da Alimentação Escolar, bem como promover as intervenções necessárias nos casos necessários’, enfatizam educadores, Secretaria de Educação e Nutricionista.