Páginas

UM PRATO CHEIO PARA A QUALIDADE DE VIDA DE NOSSAS CRIANÇAS!



PREOCUPAÇÃO: Um prato cheio para a qualidade de vida.
Secretaria da Educação, em parceria com a administração, investe na alimentação escolar.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR É QUALIDADE DE VIDA.
                                          ALUNOS LANCHANDO NA ESCOLA MUNICPAL.
HUM! QUE GOSTOSO ESTE LANCHE.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE.
     

    Garantir uma alimentação saudável, principalmente na fase pré-escolar e escolar, pode prevenir uma série de doenças como anemia e diabetes, evitar a obesidade infantil e dar mais qualidade de vida à criança. Por isso, no Centro Educacional Municipal Herminda Ivanir Ferraz e no Jardim de Infância Pintinho Amarelo, da rede municipal, a alimentação escolar é cuidadosamente elaborada e servida aos alunos com base em cardápio específico preparado pela nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Filimberti Motter.
Diariamente os alunos da escola municipal recebem pelo menos uma refeição composta por diversos alimentos, como arroz, feijão, produtos lácteos, carnes e peixes, pão integral, frutas e hortaliças diversas. Os cardápios são elaborados de acordo com as estações do ano e priorizando as orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e contribuindo para a garantia do seu aprendizado e bem-estar durante o período em que permanecem na escola. A compra de alimentos é feita de acordo com os hábitos alimentares da população, valorizando alimentos da agricultura do município e as merendeiras, que são as responsáveis pelo preparo dos alimentos, são sempre capacitadas sobre boas práticas de higiene e manuseio de alimentos nas cozinhas escolares.
Também são realizadas anualmente nas escolas atividades de avaliação e educação nutricional com todos os alunos da rede municipal de ensino, para que os mesmos sejam orientados nutricionalmente e tenham desde a fase escolar conhecimentos sobre alimentação saudável. Os alunos que necessitam de acompanhamento nutricional individualizado são encaminhados para atendimento na Unidade Básica de Saúde do município.
            Segundo a nutricionista Adriana, a família também tem papel fundamental na formação dos hábitos alimentares da criança, sendo que na escola são apresentadas estratégias para promover hábitos alimentares saudáveis e estimular um maior consumo de frutas e hortaliças entre as crianças na escola e em casa. “Dessa forma, pais, educadores e o governo municipal contribuem para que as escolas municipais ofereçam aos seus alunos não apenas o saber, mas também um prato cheio de qualidade de vida, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário